Uma história de vida que se entrelaça com a fundação da cidade natal de Darciza Bottezini De Bona completa mais um capítulo nesta sexta-feira (9). A nona, como é chamada pela família, comemora 100 anos e divide o aniversário com Taquaruçu do Sul, município de 3,1 mil habitantes no norte gaúcho, que completa 37 anos.
Se há quase quatro décadas a cidade conquistou o título de município, a família liderada pela matriarca, nascida em 1925, expandiu em amor e tamanho: dona Darciza comemora o centenário na presença dos nove filhos, 27 netos e 27 bisnetos.
O segredo da longevidade, segundo ela, é manter a rotina ativa e a família por perto, além de não dispensar uma taça de vinho ou um copo de cerveja:
— Eu tomo vinho, mas não muito, né? E uma cerveja, também gosto de polenta e de queijo. Mas eu digo que não tem nada de extraordinário. É só dedicação ao trabalho e família. Também faço parte do grupo de idosos e gosto muito de cantar — disse Darciza, que cantou a canção "Mérica, Mérica", símbolo da imigração italiana, durante a entrevista.

Torcedora do Internacional, um dos desejos da idosa é assistir a um jogo do colorado no Estádio Beira-Rio. Apesar da idade, Darciza não deixa de participar das atividades em comunidade, além de cultivar plantas e cuidar da propriedade onde vive por quase toda a vida.
— Eu sinto falta de trabalhar na roça. Eu fazia arado, trabalho braçal mesmo, que era o jeito que tinha. Hoje já não posso mais. Era difícil, mas valeu a pena — lembra.
Nove árvores frutíferas
Dentre as celebrações em família, dona Darciza será homenageada pelos filhos com o plantio de nove árvores frutíferas em seu pomar, entre elas figueiras e pereiras, nesta sexta-feira.
Já na próxima segunda-feira (12), uma cerimônia da Câmara de Vereadores no Centro de Agricultura fará uma homenagem para reconhecer publicamente a contribuição da mulher para a história do município.
— Essa vivência na comunidade é o que ajuda a manter ela ativa, com lucidez. Ela participa dos bailes, das festas, cozinha, limpa a casa, faz tudo. Essa energia positiva estimula a mãe a enfrentar os desafios, superar os momentos difíceis — acrescenta o filho Cleomar De Bona.