
A prefeitura de Monte Alegre dos Campos decretou nesta segunda-feira (29) estado de calamidade pública. O motivo do ato é o temporal que atingiu a cidade no último sábado (27). De acordo com o município, 38 casas ficaram destelhadas e duas foram destruídas. O prefeito Onilton João Capelini estima que o prejuízo está na faixa de R$ 500 mil.
De acordo com o decreto publicado, o ato é uma forma de "estabelecer uma situação jurídica especial que permita a imediata recomposição das áreas afetadas, bem como o fornecimento de materiais em caráter de assistência a comunidade". Entre as medidas previstas estão que todos os órgãos municipais atuem junto à coordenadoria municipal de proteção e a Defesa Civil.
Se necessário, permite ainda a convocação de voluntários para auxiliar nas áreas atingidas e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar ações de assistência às pessoas atingidas. Existe a preocupação de que mais temporais ocorram entre esta segunda e a sexta-feira (3). O decreto, assim, é válido até para uma situação futura.
Anteriormente, Capelini informou que um mutirão para reconstrução das casas iniciou no domingo (28). Ele estava quase concluído. Porém, ainda é necessário realocar os materiais utilizados pela prefeitura. Ao mesmo tempo, o município perdeu o almoxarifado, que abrigava reservas de material escolar, hidráulico e elétrico.