
A eleição do novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será no próximo domingo (25), às 10h30min, na sede da entidade. O candidato único, com mandato de 2025/2029, será Samir Xaud, da Federação Roraimense de Futebol. O voto remoto será permitido por conta da rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o Juventude não irá participar. O clube é um dos insatisfeitos quanto à condução do pleito na entidade.
O Juventude e outros 20 clubes pedem democracia, transparência e representatividade no processo eleitoral da entidade máxima do futebol brasileiro.
Um dos pontos de discordância desse grupo está no peso maior das federações, tanto na inscrição de chapas, quanto na contagem de votos. Na eleição, os clubes da Série A têm peso 2, e os da Série B têm peso 1. Já as federações têm peso triplicado. O Juventude e os demais aliados querem um maior protagonismo no processo eleitoral na CBF.
Além disso, os clubes pedem a obrigatoriedade da participação dos Clubes em todas as Assembleias Gerais da entidade.
Mesmo contrário ao processo, o Juventude e os demais clubes se colocam à disposição para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana. O objetivo é debater mudanças no processo eleitoral e outras demandas para melhorar o futebol.