
21 clubes das Séries A e B do Brasileirão não irão participar da eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcada para o próximo domingo (25). Entre eles, está o Juventude. O grupo contrário publicou uma nota demonstrando sua insatisfação quanto à condução do pleito na entidade.
Além do Juventude, assinam a nota: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Inter, Operário-PR, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.
"Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente", diz um trecho do documento.
O candidato único, com mandato de 2025/2029, será Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. Ele contou com o apoio de 25 federações e 10 clubes. A candidatura do médico de 41 anos inviabilizou o outro postulante Reinaldo Carneiro Bastos, que precisava de pelo menos oito federações para inscrição de chapa, mas teve apenas de duas.
A eleição da CBF, que será apenas protocolar, com um único candidato, será no próximo domingo, às 10h30min, na sede da entidade. O voto remoto será permitido por conta da rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta semana, o Juventude e outros clubes das séries A e B se uniram para fazer exigências à nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre elas, mudanças no processo eleitoral da entidade e o comprometimento com a criação de uma liga.
Confira a nota:
"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."