Confira o ranking das calorias (em 100ml)
Cerveja - 42,8
Espumante - 66,6
Vinho - 80
Tequila - 120
Rum - 222,2
Uísque - 222,2
Vodca - 232
Gin - 260
Cachaça - 240
Minimizando os efeitos ruins do álcool
A primeira — e mais importante — dica é: beba moderadamente. Tomar bastante água durante o consumo também reduz os efeitos do álcool, como dor de cabeça, diurese excessiva e alterações digestivas, diz a nutricionista funcional Gabriela Zanatta Port.
— Também recomendo a meus pacientes a tomarem um suco bem poderoso após o consumo de bebidas alcoólicas, que ajuda o fígado a desintoxicar — diz a especialista.
Essa bebida deve conter um vegetal (couve, espinafre ou agrião, por exemplo), duas frutas, gengibre ou cúrcuma, que têm poder anti-inflamatório, chia ou linhaça e água de kefir ou kombucha.
— Eles são ricos em probióticos que recuperam a microbiota intestinal — justifica Gabriela.
Por fim, nunca beba em jejum.
Se você está de olho no peso, elencamos algumas das bebidas mais comuns e suas calorias aproximadas (nas doses mais consumidas) para mostrar o impacto do álcool na balança. Veja:
Cerveja e chope
150 calorias (350ml)
Teor alcoólico: de 5% a 9%
Sim! A cerveja é considerada mesmo “pão líquido” em função do tanto de carboidrato que leva por conta dos seus ingredientes. A depender da receita da cerveja, as calorias também podem sofrer pequenas variações. Outro ponto contra chope e cerveja é que, por terem teor alcoólico mais baixo, a tendência é de que as pessoas tomem em maior quantidade.
Em quantidades moderadas, algumas cervejas podem ser melhores para quem está de olho na balança:
— As cervejas artesanais, por exemplo, costumam prezar mais pela qualidade dos ingredientes. Algumas utilizam fermentação natural, sendo bebidas melhores que as mais simples — fala Gabriela.
Vinhos
120 calorias (150ml)
Teor alcoólico: de 8% a 14%
Bastante badalado, o vinho tinto agrega algumas qualidades em relação às demais versões:
— Os tintos e secos, à base de uvas escuras, possuem maior teor de polifenóis, como o resveratrol, que tem poder antioxidante e cardioprotetor — comenta Gabriela.
Confira mais abaixo