O que é: alimentação à base de alimentos crus e sem nada de origem animal. Segundo a BDA, ela é divulgada como uma cura para obesidade e outras doenças.
Veredito BDA: devidamente planejada e com suplementação de vitaminas B12 e D, a dieta é considerada saudável. Contudo, destaca a BDA, não garante a perda de peso. "Um bolo vegano ainda é um bolo", defende.
Considerações: a curto prazo, diz a BDA, esse tipo de alimentação não prejudica a saúde, no entanto, se não for balanceada, pode trazer prejuízos a longo prazo. 

 Dieta alcalina 

Quem faz: Tom Brady, Gwyneth Paltrow, Duquesa de York
O que é: seguidores desta dieta acreditam que o consumo de alimentos mais alcalinos e menos ácidos ajuda a manter equilibrado o pH do sangue, o que reduziria os riscos de desenvolver problemas de saúde. Tratar o câncer também já foi uma das maravilhas associadas a esse tipo de alimentação.
Veredito BDA: enquanto incentivar o consumo de vegetais frescos é positivo, essa ingestão não impacta no pH do sangue. Além disso, o corpo é capaz de manter o equilíbrio do pH sozinho, destaca a associação. 
Considerações: provavelmente haverá perda de peso, mas isso não está relacionado ao consumo de alimentos mais alcalinos e menos ácidos, mas, sim, à redução na ingestão de processados e aumento de alimentos frescos. 

 Dieta cetogênica 

Quem faz: Kim Kardashian, LeBron James, Halle Berry, Gwyneth Paltrow, Mick Jagger, Rihanna, Alec Baldwin, Matthew McConaughey, Tom Jones
O que é: esta dieta tem muitas versões (Atkins ou Paleo), mas a premissa é a mesma, que consiste em menos carboidratos, mais gorduras e proteínas moderadas. Geralmente exclui grãos, lácteos, soja, legumes e a maioria das frutas. Além da perda de peso e controle da fome, os adeptos alegam, equivocadamente, que o regime pode tratar ou prevenir uma série de tipos de câncer.
Veredito BDA: devidamente planejada por um nutricionista, ela pode ajudar pessoas que sofrem com epilepsia. Entretanto, não há mágica para perda de peso: ela funciona como qualquer outra, cortando calorias totais. Entre os efeitos negativos de reduzir carboidratos, a entidade elenca os baixos níveis de energia, confusão mental, aumento da fome, problemas de sono, mau hálito e mau desempenho nos exercícios. A BDA concorda que ela pode ajudar a eliminar alguns quilinhos, desde que devidamente acompanhada por um especialista e feita por um período curto. 
Considerações: pode se adequar a algumas pessoas. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO