O 12º Batalhão de Polícia Militar (12° BPM) de Caxias do Sul receberá 11 novas viaturas semiblindadas nesta sexta-feira (23). Entre os veículos, 10 do modelo Corolla Cross, adquiridos por meio do programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg/RS), e uma Hilux, proveniente de um convênio com a Festa da Uva.
O Piseg é um programa que permite aos empresários destinarem até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens essenciais para o trabalho das forças de segurança. O valor arrecadado para o 12° BPM até o momento é de R$ 6,7 milhões. Parte desse valor foi utilizado na aquisição de 16 motocicletas, 15 viaturas SUV Corola Cross (somando as 10 que serão entregues na sexta) e oito fuzis 5.56 (modelo T4 Taurus), que devem ser entregues até o final do primeiro semestre.
O comandante do 12º BPM, tenente coronel Márcio Borba Fernandes, explica que as novas viaturas deverão ser destinadas para renovação de frota, sendo usadas no patrulhamento e atendimento às emergências:
— Considerando o desgaste da nossa frota, que são viaturas que não param 24 horas por dia, nós conseguiremos alcançar melhores condições de trabalho, pois são veículos novos e semiblindados.
O comandante salientou ainda que, em novembro de 2024, o 12° BPM recebeu o efetivo de cem novos policiais militares, sendo 79 aprovados no concurso realizado em 2023 e 21 remanejados de outras unidades da Brigada Militar do Estado.
Nesta quinta-feira (22), Fernandes também apresentou dados referentes à segurança pública e às ações da Brigada Militar no primeiro quadrimestre de 2025.
— Estamos conseguindo, pelo menos nesses primeiros quatro meses, resultados muito bons, principalmente na questão da redução dos crimes violentos, letais e intencionais, como homicídios, feminicídios e latrocínios — frisa o comandante.
Dados do primeiro quadrimestre (reados pelo 12°BPM)
- Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI): redução de 66% em relação ao mesmo período de 2024 (de janeiro a abril).
- Indicadores criminais: redução de 32% no roubo a estabelecimento comercial; redução de 72% no roubo à residência; redução de 33% no roubo de veículo; redução de 44% no roubo a pedestre; redução de 3% no furto de veículo e redução de 13% no furto arrombamento.
- Prisões em flagrante: 999, de 1º de janeiro a 21 de maio de 2025.
- Apreensões: de 1º de janeiro a 21 de maio de 2025, a Brigada Militar apreendeu 129 armas de fogo (aumento de 134,5% em relação à 2024) e 254kg de entorpecentes (aumento de 362% em relação à 2024).
- Patrulha Maria da Penha: destina-se a atender especificamente os casos de violência contra a mulher. Em 2025, a Patrulha duplicou seu efetivo, contando com duas duplas de policiais militares especializados que atuam no acompanhamento das vítimas e fiscalização das medidas protetivas de urgência.
- Patrulha Escolar: promove a proximidade entre a Brigada Militar e escolas, onde os policiais averiguam necessidades da segurança no ambiente interno. Desde o início do ano letivo de 2025, já foram realizadas 357 visitas qualificadas.
- Operação Escola Segura: em abril, foram realizadas 570 visitas em escolas municipais, estaduais e infantis.
- Proerd: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa da Brigada Militar que visa prevenir o uso de drogas e violência entre os jovens. Em 2024, foram 1,7 mil crianças formadas. No primeiro semestre de 2025, serão 1.218 alunos atendidos pelo programa.
- Patrulha Rural: reativada em 2025, é responsável pelo policiamento ostensivo nas áreas rurais de Caxias do Sul e distritos do interior. O principal objetivo é garantir segurança às comunidades agrícolas, propriedades rurais e estradas vicinais, combatendo crimes como furto de maquinário, abigeato e invasões.