A Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) apreendeu na manhã desta sexta-feira (10) dois adolescentes envolvidos no assassinato Olímpio Itacir Santini, 77 anos, em 12 de janeiro deste ano, em Caxias do Sul. Os suspeitos são um rapaz de 15 anos e uma adolescente de 12 anos. O idoso foi morto a facadas em uma residência no bairro Cruzeiro.
De acordo com a Polícia Civil, os adolescentes, que são namorados, estavam se preparando para deixar Caxias neste final de semana. O destino seria o litoral gaúcho. As apreensões ocorreram após a ordem judicial ter sido expedida pelo Juizado da Infância e Juventude de Caxias.
A suspeita de ter planejado o assassinato de Santini é a mãe do adolescente de 15 anos. Conforme a investigação da Polícia Civil, uma discussão entre o idoso e a mulher motivou o homicídio. Santini faria uma denúncia contra a mulher, em que ela seria acusada de retirar dinheiro da conta dele de forma indevida com o uso de cartão bancário.
Conforme a Polícia Civil, a mulher teria ficado com medo de ser denunciada e teria manipulado o filho a cometer o assassinato. O jovem teria sido auxiliado pela namorada de 12 anos — completados no dia do crime. A investigação aponta que a garota teria desferido diversas facadas na vítima. O idoso teria sido morto com mais de 30 facadas.
Após a apreensão, a adolescente foi encaminhada para uma entidade de atendimento socioeducativo em Porto Alegre, enquanto o adolescente foi levado para o Case de Caxias. O casal permanecerá recolhido à disposição da Justiça.