A prefeitura de Vacaria anunciou nesta quinta-feira (22) que criará uma estrutura temporária para atendimento de pacientes com síndromes respiratórias no Ginásio de Esportes Dom Orlando Dotti. A expectativa é de que o atendimento inicie já nesta sexta-feira (23), para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Nossa Senhora da Oliveira.
A criação do serviço é uma das medidas anunciadas após o município decretar situação de emergência em saúde na quarta-feira (21). Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Varela de Lima, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
— O atendimento vai ser para adultos e crianças, livre demanda — complementa Lima.
Ainda conforme o secretário, o decreto ocorre de maneira preventiva, diante da alta no número de atendimentos na UPA e nas internações do Hospital Nossa Senhora da Oliveira nos últimos dias.
— A gente tem uma média de 160, 170 atendimentos na UPA. Na segunda-feira, para ter ideia, foram 406. Outra preocupação é com o hospital que nos relatou a ocupação completa dos 35 leitos clínicos (destinados ao SUS). Mas, tudo isso é uma questão de prevenção, nada para que seja alarmante para a comunidade — sinaliza o secretário.
O decreto tem validade de 90 dias e as ações, segundo a prefeitura, serão avaliadas a cada 48 horas.