
Na manhã desta terça-feira (20), o atacante Ênio, do Juventude, foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco/MPRS). O jogador faz parte de uma investigação sobre um suposto envolvimento em casos de manipulação de resultados para apostas no Brasileirão 2025. Foram cumpridos dois mandados de busca, um na casa do atleta e outro no Estádio Alfredo Jaconi, no armário de uso pessoal do jogador.
Através de sua assessoria de imprensa, o jogador se manifestou dizendo que "segue à disposição das autoridades como um dos principais interessados no total esclarecimento do caso".
A nota ainda afirma que "o único objetivo do atleta sempre foi e segue sendo desempenhar a sua profissão de forma digna, leal e honesta".
Ênio segue treinando normalmente com o grupo de jogadores do Juventude. O atleta só não está sendo relacionado para os jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro, como ocorreu no último domingo, diante do Fluminense, no Alfredo Jaconi.
O Juventude também se manifestou por meio de nota, afirmando que "colaborou fornecendo os os necessários para ação do Gaeco/MPRS, tanto no estádio Alfredo Jaconi quanto no CT" e que "o clube seguirá atento aos desdobramentos desta ação e tem total interesse em acompanhar o completo esclarecimento dos fatos."
Depois da folga na segunda-feira (19), o grupo de jogadores do Juventude retoma os trabalhos na tarde terça-feira (20). Ênio deve se reapresentar normalmente para participar da atividade comandada pelo técnico Claudio Tencati.
Confira a nota na íntegra:
"O atleta Sebastião Ênio Santos de Almeida segue à disposição das autoridades como um dos principais interessados no total esclarecimento do caso.
Desde que o tema tornou-se público, Ênio mantém sua postura de contribuir efetivamente para que a verdade seja oficializada e de conhecimento geral.
O único objetivo do atleta sempre foi e segue sendo desempenhar a sua profissão de forma digna, leal e honesta."