
O orgulho e pertencimento ao histórico italiano ecoou no UCS Teatro, em Caxias do Sul, na noite desta sexta-feira (23). No espaço lotado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realizou uma apresentação especial, com repertório que referenciou a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
O concerto Sentimenti dell’Anima, “Sentimentos da Alma”, em tradução livre, embalou a noite com clássicos assinados por consagrados compositores de ópera italiana, como Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi e Pietro Mascagni.
O espetáculo contou com 90 músicos, além de dois cantores de renome internacional, Carla Domingues e Martin Muehle. Eles interpretaram os solos, arrancando palmas do público, que diversas vezes aclamou os músicos de pé.
Entre o público de cerca de 720 pessoas, estavam o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Gelson Leonardo Rech, a secretária municipal adjunta de Cultura Maria Cristina Calcagnotto, o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o presidente da Comissão Oficial dos 150 anos da Imigração Fabrício Peruchin e o ex-governador José Ivo Sartori.
A apresentação foi regida pelo maestro Manfredo Schmiedt, que por 18 anos foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS).
Ao Pioneiro, Schmiedt explicou que a ida da orquestra ao interior do Estado atende a uma demanda do público.
— Já estivemos em Bento no ano ado e, em outubro, estaremos em Farroupilha com outro repertório. Os mesmos concertos apresentados em Porto Alegre são levados ao Interior.
Neste sábado (24), a Ospa voltará a apresentar o concerto exibido em Caxias do Sul. A orquestra subirá ao palco do Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre, às 17h. O espetáculo poderá ser acompanhado de forma gratuita pelo canal do YouTube da Ospa.