
A Feira do Livro de Veranópolis já tem seu patrono definido: o frei Arlindo Itacir Battistel. O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade nessa segunda-feira (26). O religioso foi convidado para ser homenageado na 32ª edição do evento pelo prefeito Cristiano Valduga Dal Pai e pelo vice João Guilherme Mazetto. A feira ocorre em outubro.
O convite aconteceu durante a cerimônia de inauguração do marco que oficializou o Talian como língua cooficial de Veranópolis. O evento aconteceu na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O frei havia acabado de celebrar uma missa em Talian quando foi surpreendido pelos es.
Segundo o prefeito, a escolha do frei Arlindo é justificada pela atuação dele na preservação da história, cultura e costumes da Serra gaúcha. Com diversas obras publicadas, o frei é considerado uma referência no estudo da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Natural de Nova Prata e residente em Veranópolis, o frei é formado em Filosofia e Teologia. Frei Arlindo foi um dos fundadores do Museu dos Capuchinhos de Caxias do Sul (MusCap), e participou da coordenação de projetos como Assim vivem os italianos e Retratos da Colônia.