A justificativa do MEC para retomar o Encceja, que não tinha aplicação de provas desde 2014, é a necessidade de ter um exame específico para a certificação. De acordo com o governo, menos de 10% dos candidatos conseguiram o certificado pelo Enem.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Também é usado para obter a certificação para o Ensino Fundamental. Para isso, é preciso ter pelo menos 15 anos. Para o Ensino Médio, o candidato precisa ter 18 anos completos na data de realização da prova, marcada para 22 de outubro.
Para se inscrever o interessado deve informar o número do F, e-mail e celular válidos. A participação é gratuita.
Provas
O exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para obter o certificado o participante deve fazer, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.
As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro em cidades de todo o país.
Cidades que terão provas no RS
Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Camaquã, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Imbé, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osorio, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, o Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Portão, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Sant’Ana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Jeronimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Soledade, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Viamão.