Sintomas e diagnóstico

Apesar de ser um distúrbio emocional, os principais sinais da síndrome de burnout também envolvem dores físicas, como na cabeça ou no estômago. O Ministério da Saúde afirma que os sintomas costumam surgir de forma leve, podendo ficar mais intensos com o ar dos dias. Ainda, é comum que os pacientes acreditem que seja algo ageiro ou confundam os sinais com outras condições de saúde. 

Os sintomas de burnout são:

A repetição ou longa duração desses sintomas pode indicar um sinal de alerta para a síndrome de burnout. O diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra e um psicólogo após a análise clínica do paciente. 

Tratamento

O tratamento para essa condição é feito com psicoterapia, mas também pode envolver a ajuda de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos. Em alguns casos, os pacientes podem ser afastados das suas atividades laborais para descansar e aguardar o alívio dos sintomas. 

O Ministério da Saúde orienta a prática de atividades físicas e exercícios de relaxamento para melhora dos casos de burnout. "Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas - amigos, familiares, cônjuges, etc", sugere a pasta.

*Produção: Yasmim Girardi

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO