Tuberculose: como prevenir e como tratar

Causada por uma bactéria (Bacilo de Koch) que ataca principalmente os pulmões – podendo ocorrer em outras partes do corpo –, a doença é transmitida pelo ar. São sintomas a tosse por mais de duas semanas, associada a um ou mais sintomas, como transpiração excessiva à noite, cansaço, falta de apetite, emagrecimento e febre.

Normalmente, o tratamento dura seis meses, mas pode se estender a um ano ou mais, conforme a resistência que o bacilo adquire após a interrupção. Entre fatores que facilitam o contágio, estão alimentação desregrada e exposição a ambientes insalubres e ao clima. As unidades de saúde oferecem teste e tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento consiste em medicação de uso regular, todos os dias, no mesmo horário, durante seis meses. Em caso de interrupção antes do previsto, a pessoa pode desenvolver uma tuberculose resistente aos medicamentos iniciais.

O paciente deve procurar a unidade de saúde de referência para fazer o exame e, em caso positivo, iniciar o tratamento imediatamente. A tuberculose tem cura, desde que o tratamento tenha continuidade até o final. No caso da população em situação de rua, o SUS garante o direito de atendimento em qualquer unidade de saúde, sem a apresentação de comprovante de residência para cadastramento do cartão SUS.

Em geral, a doença atinge predominantemente pessoas com baixa escolaridade, em sua maioria homens em idade produtiva. Entre os públicos de maior vulnerabilidade estão população em situação de rua, pessoas com HIV e Aids, população negra (devido a situação financeira mais baixa), indígenas, população prisional e egressos, dependentes químicos e outros transtornos mentais.

Sífilis: como prevenir e como tratar

A doença é transmitida por uma bactéria e pode não apresentar sintomas. Se não for tratada, no entanto, pode comprometer diversos órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

Os exames para diagnóstico são gratuitos e podem ser feitos em todas as unidades de saúde. Caso o resultado seja positivo, a pessoa recebe o tratamento imediatamente. Além disso, a prefeitura da Capital tem um ônibus com dois consultórios que atende em diversos locais da cidade, o Fique Sabendo. Nele, a população tem o a testes rápidos e também ao tratamento, sem necessidade de agendamento.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO