Um acordo de cooperação entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Círculo Saúde possibilita a ampliação de serviços na área de urologia e de cirurgia vascular em Caxias do Sul. Cada uma dessas áreas terá consultas, exames e cinco cirurgias garantidas por mês no serviço do plano de saúde.
A ampliação está em vigor desde janeiro. O encaminhamento dos pacientes é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde. Essas duas modalidades estão entre as que mais têm pacientes na fila de espera. São 554 aguardando na urologia e 1.338 na cirurgia vascular. Conforme a diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), Marguit Meneguzzi, outros dois hospitais fazem cirurgias pelo SUS nessas áreas, mas com prioridade para pacientes de alta complexidade.
— A gente escolheu as especialidades onde tinha as demandas mais reprimidas, justamente para dar vazão. A proposta do Círculo é atender menor complexidade — diz, ao explicar que na área de urologia a prioridade será para casos de cálculo renal.
O acordo tem validade de 12 meses e, no período, os serviços são gratuitos para o município. Essa é uma forma adotada pelo Círculo para manter a filantropia. Além desses novos atendimentos, também estão contempladas consultas de cardiologia, psiquiatria, psicoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia, ultrassonografias, polissonografia, mamografia e ressonância magnética. Foram retomados ainda os serviços de tomografias e de biópsias.
Quantos atendimentos pelo SUS prevê o acordo:
Consulta e reconsulta em medicina vascular: 30
Cirurgias em medicina vascular: 5
Consulta e reconsulta em urologia: 30
Cirurgias em urologia: 5
Psicoterapia: 400
Fonoaudiologia: 160
Consulta cardiológica: 100
Consulta psiquiátrica: 100
Fisioterapia: 800
Polissonografia: 2
Mamografia: 10
Ultrassonografia (diversas modalidades): 40
Ressonância magnética: 5
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde