
Após anos de má conservação, descaso, alterações externas e internas sem muito critério, remendos e outros “puxadinhos”, um dos mais belos exemplares da arquitetura art déco deve “ressurgir” na área central de Caxias do Sul. Falamos do prédio da lendária revendedora Auto Palácio, localizado na esquina das ruas Sinimbu e Guia Lopes.
Conforme destacado pela colega Babiana Mugnol, na coluna Caixa-Forte, a incorporadora Tonin Imóveis, de Farroupilha, adquiriu a área e vem trabalhando no projeto de recuperação do complexo. O projeto prevê um novo empreendimento comercial, resgatando o desenho original de boa parte da edificação e mantendo a arquitetura genuína da fachada - hoje totalmente descaracterizada.
O início
Surgida no pós-guerra, a revendedora Auto Palácio foi a concessionária exclusiva dos veículos e produtos General Motors, conforme detalhado no Álbum Comemorativo do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, lançado em 1950.
“É a fornecedora na praça e nos municípios circunvizinhos dos luxuosos automóveis Pontiac, Buick e Cadillac, assim como dos caminhões GMC, de refrigeradores Frigidaire e dos produtos Delco, que incluem artigos de eletricidade em geral, como bobinas, platinados, acumuladores, etc. A qualidade de tais produtos é indiscutível, pois Delco é o fornecedor de várias fábricas de automóveis nos Estados Unidos”.
Segundo consta no livro, a Auto Palácio Ltda também entregou um completo equipamento de refrigeração para o moderno City Hotel - empreendimento das Organizações Kalil Sehbe localizado na Av. Júlio quase esquina com a Borges de Medeiros.
“Nessa vultosa transação, o novo hotel caxiense adquiriu algumas das maiores unidades de refrigeração que a fábrica produz. Também para a Confeitaria Paquetá foi vendida a maior sorveteira fabricada pela Frigidaire”.
Na imagem acima, o prédio recém-construído, por volta de 1948. Na sequência abaixo, um anúncio de 1947 e detalhes internos da exposição das Vespas, dos produtos GM e das geladeiras Frigidaire.




Os caminhões GMC
O Álbum Comemorativo do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, de 1950, trouxe detalhes sobre os caminhões GMC (General Motors Company).
“A Auto Palácio Ltda também forneceu a alguns de seus clientes três dos maiores caminhões que se fabricam nos Estados Unidos, do tipo ADCR-903, modelo GMC, que raramente se vendem no Sul do Brasil. São poderosos caminhões de 30 toneladas com reboque, utilizados agora no transporte de toras de madeira. Além desses, vendeu seis caminhões de 20 toneladas, modelo ADCR-723. Fornecendo esses transportadores de capacidade excepcional, a firma presta uma valiosa contribuição para facilitar o escoamento de cargas pesadas, o que serve ainda para demonstrar a resistência das rodovias que cortam o município de Caxias do Sul.”



Detalhes
- O projeto arquitetônico para a construção da Auto Palácio Ltda, apresentado em nome da Concessionária Pontiac e GMC - Ary Cezar Burlamaque e Cia Ltda., foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul em outubro de 1945.
- Dotado de oficina mecânica, vasto sortimento de peças, posto de abastecimento e garagem noturna, o estabelecimento teve como primeiros sócios e gerentes os senhores Ary Cesar Burlamaque, Antônio Carlos Burlamaque e Paulo W. Rudolph.
- Projeto do engenheiro italiano Silvio Toigo, o prédio foi um dos exemplares abordados pela arquiteta e urbanista Ana Elísia Costa na Dissertação de Mestrado “A evolução do edifício industrial em Caxias do Sul: de 1880 a 1950”. No trabalho, a arquiteta definiu-o como “talvez a manifestação mais espetacular do Art Déco de Caxias do Sul”.
- Por sua importância e riqueza arquitetônica, o prédio da Auto Palácio foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Município de Caxias do Sul em 12 de dezembro de 2007.
Parceria
Informações desta página são uma colaboração do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Nas próximas colunas, abordaremos a oficina mecânica e as mudanças no prédio e na direção da empresa, ocorridas a partir dos anos 1960.
Leia mais:
Um prédio "diferente" surge em 1976
O Edifício Caixa de Fósforo e a clássica formiguinha
Casa Prataviera: um ícone do Centro
Edifício Brazex iluminado para o Natal de 1954
Banco da Província do Rio Grande do Sul na Avenida Júlio
De volta ao prédio do Banrisul em 1947
Caxias das antigas agências bancárias
Edifício São José Operário em 1965
Eberle: o terraço de onde se captava a cidade
Bairro Nossa Senhora de Lourdes nos anos em 1948