- Aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos.
- Enxágue com água corrente.
Quer desintoxicar a pele? Para ajudar na missão, aposte em alimentos alcalinos como couve, pepino e espinafre.
Como fazer?
- Misture uma batata cozida e esmagada com uma colher de sopa de espinafre e meio pepino.
- Bata no liquidificador.
- Aplique na pele, deixando agir por 10 minutos.
- Enxágue com água corrente.
O abacate possui grande poder hidratante devido aos seus nutrientes. É ótimo no auxílio da elasticidade e vitalidade da pele e ainda conta com ômega 9, que colabora na redução da vermelhidão e da irritação da pele, estimulando a capacidade de reparação.
Como fazer?
- Corte um abacate em fatias e amasse uma ou duas até formar uma pastinha.
- Deixe agir por 10 minutos. Repita a máscara sempre que possível.
A cenoura é um alimento poderoso, importante para a hidratação da pele e do cabelo. Possui ação antirrugas, fortalece as unhas, ajuda no bronzeamento da pele e também combate a celulite. Todas essas propriedades são graças ao betacaroteno presente no vegetal.
Como fazer?
- Num recipiente, coloque três colheres de sopa de chá de hibisco com duas colheres de sopa de cenoura ralada. Acrescente um pote de iogurte e uma colher de sopa de mel.
- Mistura tudo e aplique em todo o rosto por 20 minutos.
- Enxágue com água corrente.
Higienize a pele com chá verde ou chá de flores e frutas se tiver a pele sensível. Para quem tem pele oleosa, aposte em chá de hortelã. Em seguida, use o mesmo chá para fazer a máscara.
Como fazer?
- Aqueça uma xícara pequena do chá escolhido, deixando bem concentrado.
- Acrescente uma folha de gelatina incolor sem sabor.
- Aplique no rosto com movimentos do centro para fora, para esticar a pele.
- Deixe agir por 15 minutos e enxágue.
Para deixar você mais tranquila na hora de fazer sua máscara natural em casa, conversamos com a dermatologista Clarissa Prati. Segundo a médica, as máscaras são uma excelente opção para a entrega concentrada de ativos à pele. Mas a profissional lembra:
— Produtos naturais são clássicos, mas não há comprovação de que os ativos cheguem às concentrações desejadas. Além disso, há de se ter o cuidado de não utilizar substâncias potencialmente irritantes ou sensibilizantes, como limão, laranja e figo.
O alerta fica também para quem tem questões específicas, como pacientes que tem pele sensível, com rosácea, acne moderada a grave, dermatite seborreica ou atópica:
— Essas pessoas devem ter fórmulas ou produtos prontos especificamente determinados pelo dermatologista.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.