Com a vitória por 2 a 0, o Flamengo chega a 21 pontos e encosta no Palmeiras, que é líder, com 22.
Aos 10 minutos de jogo, Guillermo Varela bloqueou com o braço o levantamento de Facundo Torres para a área do Flamengo. A dúvida era se o defensor do time carioca estava dentro ou fora da área.
O árbitro Ramon Abatti Abel marcou a penalidade. O VAR Wagner Reway chamou para revisão, mas a decisão foi mantida.
Para o comentarista de arbitragem de GZH Saimon Bianchini, o lance é inconclusivo:
— A bola é cruzada e pega no braço do Varela, isso é incontestável. Só que ele faz o movimento de saltar de dentro da área para fora. O ponto de contato é difícil, mesmo com câmera atrás do gol, lateral, a câmera de jogo, é difícil ver se ele está dentro ou fora. Eu fico com a sensação que ele está fora da área no momento do contato. Mas o árbitro tinha dado pênalti, o VAR faz a sugestão da revisão, ele vai no vídeo e mantém a decisão do campo porque é inconclusivo. Não dá para tirar a exata conclusão, ser definitivo.
Entretanto, a marcação foi desperdiçada. O lateral Piquerez realizou a cobrança, que foi interceptada pelo goleiro Rossi.
Aos 28 minutos do segundo tempo, o pênalti marcado para o Flamengo abriu o placar da vitória rubro-negra. Nesse lance, o VAR chamou Abatti Abel para analisar um contato entre Arrascaeta e Murilo, ao que o juíz assinalou a infração. Para Saimon, o lance foi normal e, o pênalti, mal marcado. A cobrança foi convertida por Arrascaeta.
— O Arrascaeta a pelo Murilo, e nitidamente, o Murilo coloca o braço e vê que poderia ter algum tipo de complicação e tenta recolher. Nisso o Arrascaeta sente o contato com a barriga e esse contato existe, mas não tem aquele movimento de puxão, de agarrar, só o contato, de esbarrar. É um lance comum — descreve.
O comentarista ainda destaca a conduta do árbitro de vídeo, que não precisava interferir no lance:
— Estava ando ileso esse lance, sem a revisão, e depois é acionado o VAR. Vai, verifica no monitor e dá o pênalti. Para mim, grande equívoco da arbitragem. Não era para o VAR ter sugerido essa revisão. É o Wagner Reway, que é um árbitro com alguns problemas em toda a carreira, e que focou mais no VAR nos últimos anos. Eu não concordo com a marcação desse pênalti.