Veganismo é definido pela Vegan Society (na tradução, Sociedade Vegana) como modo de vida. Contempla dieta baseada em vegetais, que evita, além da carne, os alimentos de origem animal, como laticínios, ovos e mel. Os veganos também não consomem produtos feitos a partir da exploração animal. São avessos a materiais testados em bichos e lugares que os usam como atração.
Vegetarianismo, conforme a Sociedade Vegetariana Brasileira, é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Entre suas classificações, há o vegetarianismo estrito, que não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação e que, portanto, se equivale ao veganismo no aspecto alimentar.
Flexitarianismo é a junção de flexível com vegetarianismo, conhecido também como semivegetarianismo ou reducitarianismo. Estes perfis se alimentam com frutas, legumes, cereais integrais, proteínas vegetais. Eventualmente comem carnes — em datas especiais ou uma vez por semana. Priorizam o consumo sustentável e a origem dos alimentos.