Enquanto algumas famílias optam por manter a imagem dos filhos afastada das redes sociais pelo maior tempo que conseguirem, o casal Maju Mendonça, de 41 anos, e Arthur Luis Cardoso, de 48, escolheu compartilhar com o público online alguns extratos das brincadeiras da filha e da rotina familiar.
Também pudera, a dupla de comunicadores — ela jornalista, ele diretor de uma rede de rádios — trouxe ao mundo uma garota que, aos quatro anos, fala pelos cotovelos e tem uma desenvoltura que parece de gente grande, a encantadora Lulu. "No próximo mês, ela faz 30 anos", brinca uma seguidora em um dos muitos comentários de um dos vídeos postados, no qual a pequena conversa com os pais sobre a importância de ter amor por todas as coisas.
Há cerca de dois anos, o jeitinho de Luísa Mendonça Benedito vem conquistando as redes sociais, de modo que hoje, somando os números das redes sociais dos pais — onde são publicados todos os vídeos de Lulu — já são 15 milhões de seguidores. A convite de Donna, a mãe, Maju, topou conversar sobre os desafios de ter uma "míni-influencer" em casa e explicar o que há de bom nessa dinâmica e os cuidados que tomam quanto ao que mostrar ou manter na privacidade da família.
— Talvez para as pessoas pareça muita coisa, mas só postamos uma pequena parcela do nosso dia. O que acontece de melhor no nosso dia a dia a gente não grava — afirma Maju.
A família mora em Brasília e recebeu Lulu com surpresa, já que Maju teve uma suspeita de pré-menopausa e chegou a achar que não poderia engravidar. A menina veio para transformar por completo a vida e a carreira da mãe, que fez uma transição do ofício de jornalista para o de influencer sobre maternidade e família:
— Eu já estava muito realizada profissionalmente quando descobrimos a gestação da Lulu, então decidi me dedicar à maternidade. E aí, de forma inesperada, foram acontecendo as coisas do digital. Hoje, a nossa família poder ser uma fonte de alegria nos dá a sensação boa de que estamos fazendo algo de bom pelos outros.
Na avaliação da mãe, o que tem vindo de melhor da experiência no digital é perceber que os conteúdos servem como inspiração ou revigoramento para um público diverso: vai de mães a meninas, garotos adolescentes, pais e senhoras de 90 anos. As redes sociais de Maju e Arthur são lugares para buscar ideias de maternidade, paternidade, relacionamento familiar ou simplesmente para se divertir com as peripécias da Lulu.
No mês ado, quando o Rio Grande do Sul clamava por ajuda para combater os efeitos da enchente, Maju explicou para a menina sobre a situação do Estado e Lulu gravou, então, um vídeo pedindo para os seguidores doarem produtos de higiene, água potável e colchões. Só no Instagram, são mais de 16 milhões de plays.
— Que bom que temos esse espaço, essa voz que chega até as pessoas e que pode conscientizar sobre algo que está acontecendo. Não tem como não fazer isso, o Rio Grande do Sul está aqui do nosso lado e vivendo um momento muito difícil que poderia ser com a gente. E ter essa oportunidade de ensinar a Lulu a olhar e cuidar do próximo é um privilégio — avalia Maju.
Confira a entrevista com Maju Mendonça:
Como começou essa presença no digital?
Foi de forma totalmente inesperada, não me dedicava muito ao digital inicialmente e não postava coisas da Lulu. Estava focada na maternidade, até porque era pandemia e nós não tínhamos rede de apoio em Brasília. Lulu estava com dois anos quando postamos o primeiro vídeo que viralizou, bem despretensioso. Fizemos mais para quem é próximo da gente, postamos no TikTok do Arthur que tinha poucos seguidores, uns 300 amigos e familiares.
Do que falam nesse primeiro vídeo?
Sou eu entrevistando a Luísa. Foi num sábado em que acompanhamos o Arthur no trabalho na rádio, a Lulu sempre via o pai apresentando podcast e programas. Aproveitamos que tinha um estúdio vazio e gravei uma entrevista de brincadeira com ela, "Qual é o seu nome?", "Quantos anos você tem?", "O que você gosta de comer?". Editei rapidinho no celular e postamos. Na manhã do dia seguinte, vimos que já tinha mais de um milhão de visualizações e que a galera do Instagram estava repostando esse vídeo lá. Foi aí que começou.
As pessoas comentam que a Lulu parece uma "adultinha" falando. De onde acham que vem a desenvoltura dela">O oposto da pobreza