A UniRitter disponibiliza o Sajuir, escritório modelo de Direito da Universidade, para prestar auxílio às vítimas de violência doméstica. A equipe da instituição criou um fluxo de atendimento com uma rede de proteção, onde todo o amparo é realizado de forma remota, pelo WhatsApp (51) 98025-3776. Ao acionar o Sajuir, uma atendente mulher faz o primeiro acolhimento, prestando atenção e identificando as necessidades da vítima. Após, vem a fase de orientações pertinentes a cada caso.
O Sajuir também concede e em questões relacionadas ao Direito da Família e ao Direito do Consumidor, nas quais se verificam demandas relacionadas à alimentação, guarda dos filhos, questões contratuais de moradia, o à saúde e auxílio emergencial, por exemplo. Os boletins de ocorrência podem ser feitos pela Central de Atendimento à Mulher (telefone 180), na Delegacia Online da Polícia Civil e de forma presencial. A orientação de como proceder será realizada individualmente.
Um projeto realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) e a Clínica de Atendimento Psicológico (CAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está realizando grupos virtuais de apoio às mulheres durante o período de distanciamento social. A iniciativa oferece e às vítimas de violência, às promotoras legais populares e às lideranças comunitárias envolvidas na orientação, auxílio e acolhida de outras mulheres.
Coordenado pela professora do PPGPSI Simone Paulon e pela psicóloga da CAP Marília Jacoby, o projeto inicialmente previa atividades de educação permanente destinadas a profissionais que trabalham com mulheres em situação de violência, com o objetivo de qualificar essas redes de atendimento em saúde mental. No entanto, o atendimento ou por um processo de extensão, a fim de acolher todas que precisam de auxílio.
Os atendimentos são realizados por chamadas de vídeo ou áudio por WhatsApp, em grupos formados por no máximo quatro mulheres e duas terapeutas, ou “escutadoras”, em reuniões semanais. Para participar, é preciso entrar em contato com as coordenadoras do projeto por meio das páginas no Facebook e Instagram ou pelo e-mail [email protected].
A Unisinos tem o Programa de Práticas Sociojurídicas (Prasjur), que auxilia mulheres que precisam encaminhar alguma ação da área civil por violência doméstica. A equipe presta atendimento online pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3590-8425 e (51) 3590-8797. Após a avaliação de cada caso, de acordo com o relato das vítimas, o Prasjur orienta quanto à documentação necessária e próximos os.
Para denunciar casos de violência contra a mulher use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.