• Compra de papel moeda: a recomendação é levar sempre uma parte dos recursos em papel moeda. De acordo com Regis Radin, diretor superintendente do Supercâmbio, de preferência, os valores devem ser convertidos na moeda do país de destino, mas em uma quantidade pequena – porque, via de regra, utiliza-se muito mais o cartão. Além disso, este é mais seguro e tem taxas de câmbio mais atraentes, avalia. IOF: 1,1%.
  • Cartão pré-pago: na avaliação de Radin, os cartões pré-pagos eram a melhor opção para viagens internacionais até pouco tempo atrás. Porém, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dessa modalidade está em 5,38%. Com isso, eles se tornaram caros e, aos poucos, as pessoas pararam de usar. IOF: 5,38%.
  • Cartão de crédito internacional: sempre foi uma opção, mas também ficou desfavorável em função do IOF de 5,38%. Para o diretor superintendente da Supercâmbio, além disso, a cotação do dólar que os bancos utilizam para converter as compras para reais é mais cara. Sendo assim, não é a melhor opção. Talvez seja importante ter o cartão de crédito como segurança, para alguma eventualidade, diz. IOF: 5,38%.
  • Conta internacional: para o especialista, é a melhor opção. 
  • — A pessoa está abrindo uma conta internacional no seu nome, tudo de forma automática e digital pelo aplicativo e, como existe um cartão de débito da conta, utiliza-se esse cartão no Exterior de forma fácil e prática. O cartão funciona sempre na moeda do país que a pessoa estiver, ou seja, mesmo que a conta internacional seja em dólar, se estivermos na Europa, por exemplo, vai funcionar normalmente na Zona do Euro, fazendo a conversão de forma automática — explica Radin. 

    No caso dos cartões internacionais, o IOF é de 1,1%. Em relação à taxa de câmbio, também costuma ser atraente, o que torna mais barata a conversão, avalia o especialista. No Brasil, entre as empresas e bancos que têm esse tipo de serviço estão a BS2, o Banco C6, Avenue, Wise, Revolut e Nomad. IOF: 1,1%.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO