De Porto Alegre, em junho de 2016
"Istambul é rica em história, arquitetura, gastronomia, cheiros, gostos e beleza. A começar pelas esplêndidas Mesquita Azul e Basílica de Santa Sofia. Em seguida, o Palácio de Topkapi merece uma visita especial. Residência principal de Mehmet II após a conquista de Constantinopla, compreende uma série de prédios com quatro pátios enormes e uma vista espetacular do Bósforo. No final do dia, a Torre de Gálata (foto) oferece uma vista 360º da cidade."
Gabriela Tansini Lucchese
De Bento Gonçalves, em setembro de 2011
"A Mesquita Azul foi construída pelo sultão Ahmed em frente à Basílica de Santa Sofia para ser maior e mais imponente. Por isso, é a única mesquita de Istambul que tem seis minaretes, de onde partem as chamadas para oração por meio dos alto-falantes. Esse é o pátio que leva até a entrada da mesquita. O seu interior é revestido com azulejos e vitrais azuis. Não há figuras no interior, pois os muçulmanos não cultuam imagens."
Giovana A. Tesser
Em abril de 2014
"O Estreito de Bósforo liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, dividindo a cidade de Istambul em duas — uma parte na Europa, outra parte na Ásia."
Paulo Sanmartin
De Cachoeira do Sul, em novembro de 2017
"O Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia."
Tânia Dahmer e Inácio Kliemann
De Caibaté, em agosto de 2013
"Embora a capital da Turquia seja Ancara, a cidade de Istambul é a mais festejada desde a Idade Média, por sua história, arquitetura e cultura. Ancara é a sede do governo, mas a preferência dos turistas recai sobre Istambul, a antiga Constantinopla, a velha capital de Bizâncio. Tudo na cidade é fantástico, a ponto de Napoleão Bonaparte haver afirmado que, se o mundo fosse uma nação única, Istambul seria sua capital. Trata-se de um cidade linda, misteriosa e exótica. Com mais de 10 milhões de habitantes, situada às margens do Bósforo, debruçada uma parte sobre a Europa e outra sobre a Ásia. Um serviço eficiente de barcas leva o turista a um eio inesquecível ao Mar Negro, onde não se pode evitar um mergulho no lilás de suas águas mornas. Não se pode ir a Istambul sem visitar suas mesquitas (a mais célebre é a 'águia sofia'), seus bazares e sua sofisticada rede hoteleira com um serviço internacional que cativa o turista."
Antonio Mesquita Galvão e Carmen Silvia Machado Galvão
Em 2007
"No centro histórico de Istambul ficam os principais pontos turísticos da cidade, como a Mesquita Azul e a Basílica Santa Sofia. Não deixe de caminhar pelos belíssimos jardins que rodeiam essas atrações e curta o famoso chamado para as orações."
Carolina Hubner Bergmann, Lucas da Costa Tatsch e Bibiana Bergmann Tatsch
Em dezembro de 2017
"O Estreito de Bósforo une o Ocidente com o Oriente, tornando Istambul uma cidade única e de contrastes, repleta de culturas diversas, esbanjando respeito pela crença alheia."
Thaís Olivo
Em fevereiro de 2018
"Istambul nos surpreendeu muito, por ser a única cidade do mundo situada em dois continentes, pela beleza das construções milenares e do estreito do Bósforo e, principalmente, pela harmonia entre os vários povos que nela convivem. Imigrantes de várias nacionalidades, refugiados sírios, turcos, das partes europeia e asiática, dividindo espaço numa confusa área urbana, mas com uma atmosfera para lá de especial. Entre algumas capitais europeias que visitamos recentemente, foi em Istambul onde sentimos maior segurança ao circular pelas ruas, sejam elas as de maior ou menor movimentação. Ficou parecendo que são inesgotáveis as possibilidades de descobertas, restando um desejo enorme de retornar."
Renato Barreto e Carla Ziebell
Em fevereiro de 2018
"Com suas mesquitas e palácios, Istambul é fascinante. Ficamos maravilhados com tantas riquezas. Visitamos a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, o Palácio de Topkapi, o Museu Arqueológico, o Gran Bazaar, o Bazar Egípcio, a Cisterna Basílica de Yerebatan e a Ponte Gálata. Foram quatro dias intensos de visitação e eio pela cidade, confesso que fiquei emocionado com a hora do chamado a oração."
Simone e Carlos Eduardo de Freitas Nascente
De Porto Alegre, em agosto de 2017
"Um dos melhores eios em Istambul é se perder e se encantar no meio do Grand Bazaar, um dos maiores mercados cobertos do mundo. O colorido dos tecidos, o brilho das joias, o cheiro dos temperos deixaram saudades. Uma pausa para um chá, uma boa dica para descansar os pés e continuar a caminhada. Mas antes de tudo começar, um longo café da manhã no terraço do hotel garantia disposição para o dia todo. Em Istambul, a maioria dos hotéis possui um restaurante no topo do prédio, com linda vista da cidade e do Estreito de Bósforo."
Viviane Feller Martha
De Porto Alegre, em 2012
"A Mesquita Ortakoy fica junto à ponte no estreito de Bósforo, conexão entre Europa e Ásia. Lugar espetacular, onde à tardinha os turcos se reúnem em vários restaurantes ou fazem apresentações (shows). Quem a por ali tem diversão garantida. Tudo muito charmoso e seguro."
Maria da Graça Becker Zanella
"Istambul é uma cidade cosmopolita, dividida entre Ásia e Europa. É uma atração à parte no que se refere a sua diversidade cultural e sua rica culinária."
Maria Soraia Samhan Hassan
De Rio Grande, em janeiro de 2016
"Istambul, antiga Bizâncio e Constantinopla, é uma das maiores cidades da Turquia. Fica às margens do estreito de Bósforo, na região de Mármora. Liga a Europa à Ásia. Ao fundo, um ícone da arquitetura, a fabulosa Mesquita Azul, a maior de Istambul. Denominada Azul, pelos azulejos que adornam suas paredes. Seu interior é deslumbrante. Considerada uma das obras-primas do mundo islâmico, é a única que possui seis minaretes."
Lucia e Aires Pasqualini
De Garibaldi, em maio de 2013